A rua dos cataventos, de Mario Quintana

Hoje pela manhã me peguei matando uma sede seca de leitura.

 

O relógio marcava, 07:33. Um gosto de cebola revestia minha boca enquanto uma tendência a literatura erradicava meus poros recém acordados.

Antes que meu corpo se levantasse e fizesse menção de dirigir-se ao toilet para algum tipo de higienização básica matinal, o reprimi e ordenei que o mesmo voltasse para a estadia solene da cama quente e recostasse-se em travesseiros macios para começar a matar uma sede seca de leitura.

Uma das obras que comecei a ler no começo da semana e terminei hoje se chama: Se abrindo pra vida, pelo espírito Lucios e psicografado por, Zibia Gasparetto. 

livrooo

 

Aos trinta e oito anos, Jacira acredita estar prisioneira de uma situação irreversível e sem saída. Assim, ela prefere entrar na depressão, culpar os outros, acreditar que não tem como mudar o destino. Mas, ao contrário do que ela pensa, a vida trabalha em favor do seu progresso, enviando desafios, apertando o cerco e fazendo com que, cansada de sofrer, ela acorde para a realidade, descobrindo potenciais, buscando caminhos e se abrindo para vida.

– Continue se esforçando para tornar-se uma pessoas melhor, faça a sua parte que a vida fará o resto. Vamos agradecer a Deus por esta noite. 

Eu sou uma pessoa totalmente cética e particularmente não sou detentora de nenhuma religião, mas aprecio com grande prazer e muito aprendizado as doutrinas provenientes do espiritismo. Afinal, não precisa ter fé para obter conhecimento.

Após trazer junto ao peito esta bela obra da querida Zibia, me pus a aventurar-me na obra; A rua dos cataventos, de Mario Quintana.

img_1488054577253
Foto por: Maria Vitoria

 

Banhar-se em obras de grandes escritores são purificações pela alma que já vem gasta pelo tempo.

  • Maria Vitoria

Um estilo bem diferente uma obra literária da outra porém uma mais magicamente tocante em igualdade. Quintana me trouxe inspiração e principalmente uma felicidade semelhante ao meu primeiro gole de cerveja pelas manhãs. Eu sei, álcool no café da manhã é meio nocivo, mas o que na vida em si já não é?

Parafraseando as especulações da vida à parte, gostaria de compartilhar com vocês dois dos poemas contidos no livro de Quintana que me encantaram, que são:


V

Eu nada entendo da questão social.

Eu faço parte dela, simplesmente…

E sei apenas do meu próprio mal,

Que não é bem o mal de toda a gente,

Nem é deste Planeta… Por sinal

Que o mundo se lhe mostra indiferente!

E o meu Anjo da Guarda, ele somente,

É quem lê os meus versos afinal…

E enquanto o mundo em torno se esbarronda,

Vivo regendo estranhas contradanças

No meu vago País de Trebizonda…

Entre os Loucos, os Mortos e as Crianças,

É lá que eu canto, numa eterna ronda,

Nossos comuns desejos e esperanças!…


XXXIII                            PARA REYNALDO MOURA

Que bom ficar assim, horas inteiras,

Fumando… e olhando as lentas espirais…

Enquanto, fora, cantam os beirais

A baladilha ingênua das goteiras

E vai a Névoa, a bruxa silenciosa,

Transformando a Cidade, mais e mais,

Nessa Londres longínqua, misteriosa

Das poéticas novelas policiais…

Que bom, depois, sair por essas ruas,

Onde os lampiões, com sua luz febrenta,

São sóis enfermos a fingir de luas…

Sair assim (tudo esquecer talvez!)

E ir andando, pela névoa lenta,

Com a displicência de um fantasma inglês…


16449528
Mario Quintana

Mario Quintana publica seu primeiro livro de poesia aos 34 anos, em 1940. O conjunto de 35 sonetos reunidos em A rua dos Cataventos expressa várias das preferências temáticas do autor e muitos dos motivos que serão recorrentes ao longo de toda a sua produção. A leitura deste livro é, portanto, uma iniciação importante à obra do poeta, permitindo que se compreenda como ele desenvolveu os elementos poéticos, que são determinantes em seu fazer, deste livro inaugural.

Um comentário em “A rua dos cataventos, de Mario Quintana

Adicione o seu

Comente sobre isso

Site hospedado por WordPress.com.

Acima ↑

