POESIA MARGINAL

Há tempos, bem sabemos que a poesia é mais do que versos, estrofes, métricas, redondilhas, decassílabos, simétrica, lírica e por aí vai…

Bem sabemos também que todos os loucos são poetas e que todos os poetas têm um tanto de artista. Mas, o que vem a ser de fato poesia? Poesia falada? Poesia escrita? Poesia marginal? Poesia?

Pensando em poesia, há tempos ando rondando as rodas poéticas periféricas, atrás de um tiro no peito. Já que sou dura como rocha e fria como gelo. Assim sendo, creio eu de forma convicta que as periferias têm muito mais poesia do que as páginas de um livro antigo e extremamente aplaudido. Veja bem, não desmereço, nem ao menos faço pouco caso dos grandes poetas, muito pelo contrário, eu os venero, afinal, os grandes foram mares para minhas braçadas tão pequenas. Mas, nos tempos da famigerada ”GERAÇÃO WIFI”, muitos artistas, poetas e poetisas marginais se revelam e ganham um espaço de voz que eu venho apreciando muito.

Artistas da madrugada, das batalhas, dos slam, das caminhadas, das vielas, de beco em beco, dos coletivos, dos riscos, das armadilhas do mundo…

Dito isto, venho através deste mini-discurso ”não político”, apresentar para vocês três artistas – poetas (marginais).

O primeiro da lista é o MC XAMÃ. Moleque da zona oeste do Rio de Janeiro, que traz consigo todo um arsenal de fatos, tatos, rimas e balas que atravessam a mente e se alojam direto no centro do pensamento crítico.

O segundo mc da lista é o WJ. O cara manda umas rimas pesadíssimas com enfoque na discriminação do negro e as falas de discurso de ódio que a sociedade prega com relação as minorias. Sabe aquelas palavras que doem na alma porque sabemos que somos tão pecadores que a anos viemos cometendo os mesmos erros para com nossos iguais? Então, esse cara manda essa exata visão.

O último, porém, não menos importante, é o mano TALMID. Poesia crua, direta e cheia de papo reto. O MC explana qualquer parafuso que possa estar solto em sua cabeça. Ele tem um trabalho incrível que vem de anos de caminhada. É aquela velha história; ”Poucas Ideia.”

 

OBS: Todos os vídeos aqui postados foram retirados do canal: Grito Filmes

 

Então, por meio deste início aqui o (projetinho): REGRA DE 3

regra
Logo do projeto – Regra de 3

Não. Nada tem a ver com a tão odiada matemática. Regra de 3, é a ideia de vomitar no blog indicações de coisas diversas como; vídeos, livros, documentários, filmes, bares, parques, bibliotecas, eventos, museus, fotografias, bandas, blogs, posts interessantes e etc

Basicamente são coisas aleatórias que me deixam com tesão de apreciar e que é preciso gozar ao mundo para que todos possam compartilhar destes êxtases depois do prazer.  Serão 3 vômitos de desabafos e instruções para que vocês possam se deleitar com prazeres conhecidos ou nunca antes explorados.


Então, o que é de fato poesia?

A expressão do eu como indivíduo ou a abordagem dos ”nós” enquanto coleguinhas do meio social?

Reflitam. Critiquem. Se desconstruam. Evoluam.

Anúncios

7 comentários em “POESIA MARGINAL

Adicione o seu

  1. Vitória, obrigado pela curtida em meu blog. Vim aqui conhecer o seu e fiquei muito contente por ver esse post sobre Poesia Marginal. Acabo de compartilhá-lo na lista de email de minha turma no doutorado. Estamos discutindo lá, por esses dias, poesia marginal, literatura prisional, etc… E tenho certeza que a galera gostará de ler também seu post. Parabéns. Abração.

    Curtido por 1 pessoa

    1. Adriano, obrigada pela visita. Essas discussões são muito interessante e rentáveis, super agregadoras e desperta um olhar mais abrangente com relação a cena poética de hoje em dia. Apareça por aqui sempre que puder, pois trarei em breve um post sobre as mulheres nas batalhas de poesia, mas conhecido como Slam. Grande abraço!

      Curtido por 1 pessoa

Comente sobre isso

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Site hospedado por WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: