Filmes da Madrugada

Quarta-feira, 03:45 da madrugada.

O corpo cansado, fadigado pelo dia exaustivo do cotidiano. Aula maçante na faculdade, horas a fio no transporte público, uma fome que dilacera a alma e a expectativa de dormir solenemente após um dia cansativo.

Esse era o plano. Esse era meu maior sonho da vida. Mas não, absolutamente NÃO!

Nessa madruga eu assisti três filmes aleatórios no Netflix, imaginando eu que logo após o início do primeiro eu teria a grande sorte de capotar num sono profundo e despertar só hoje pela manhã, ‘’sonho meu’’. O primeiro passou, o segundo veio, e o terceiro rodou e incrivelmente eu ainda estava pilhada. Senhor… dai-me sono eterno.

E os indicados a insônia de 2017 são:

1. Truque de Mestre

  • 2013 ‧ Filme policial‧ 2h 5m

Um grupo de ilusionistas encanta o público com suas mágicas e também rouba bancos em outro continente, distribuindo a quantia roubada para os próprios espectadores. O agente do FBI Dylan Hobbs está determinado a capturá-los e conta com a ajuda de Alma Vargas, uma detetive da Interpol, e também de Thaddeus Bradley, um veterano desmistificador de mágicos que insiste que os assaltos são realizados a partir de disfarces e jogos envolvendo vídeos.

2. Seven – Os Sete Crimes Capitais

  • 1995 ‧ Drama/Thriller ‧ 2h 8m

Quando, a ponto de se aposentar, o detetive William Somerset aborda o último caso com a ajuda do recém-transferido David Mills, eles descobrem uma série de assassinatos. Logo percebem que estão lidando com um assassino que tem como alvo pessoas que ele acredita representar os sete pecados capitais. Somerset também faz amizade com a esposa de Mills, Tracy, que está grávida e com medo de ter a criança em uma cidade cheia de crimes.

3. Código de Silêncio

  • 2017 ‧ Drama ‧ 96min

O drama, ambientado em uma fraternidade negra de uma Universidade americana, mostra com crueza a violência dos rituais de iniciação a ponto de ser difícil se identificar com a história.

Reflexões da madrugada sobre cada filme:

Truque de Mestre

Mágica: criação de ilusão por meio de truques e artifícios, esp. de agilidade; ilusionismo, prestidigitação.

Truque de mestre traz aquela alusão e magia do extraordinário através do que é ou não real. Os olhos curiosos brilham como estrelas cadentes e os aplausos se tornam cada vez mais fortes dependendo do grau de habilidade da ”ilusão”.

– Agora você vê. Agora não vê mais.

Uma espécie de esquadrão da magia. 4 mágicos de diferentes linhagens, são contratados por alguém misterioso para realizar truques de auto escalão e proporcionar coisas extraordinárias e nunca antes vistas ao público estadunidense.

Enquanto eles entretêm a grandiosa plateia com seus truques, bancos estão sendo roubados ao redor do mundo. Os detetives destinados a desmascararem o esquadrão, dizem que eles não passam de meros ladrões e nada mais do que isso, já a grande massa diz que eles são as pessoas mais incríveis e extraordinárias que eles podiam ter conhecido.

O fato é, os caras são bons pra caramba, mas não passam de cavaleiros num jogo de xadrez instruídos por um rei maior. E quando o final revela o grande chefão por detrás dos truques e roubos, as bocas vão ficar abertas por tempo demais, correndo o risco de moscas se alojarem e se proliferarem numa surpresa chocante.

Seven

– Deus escreve certo por linhas tortas. As pessoas pecam o tempo todo, a humanidade é desprezível. Eu só dou o que eles merecem.

Os sete pecados capitais:

Gula

Avareza

Luxuria

Ira

Inveja

Soberba

Preguiça

Estes ”vícios” possuem o intuito de educar os seguidores do cristianismo, de forma a compreender e controlar os instintos básicos do ser humano e assim se aproximar de Deus.

O filme joga com o fato das relações de fé serem tão firmes e levadas tão à risca a ponto de um homem colocar em prática a exposição dos sete pecados capitais através de mortes cruéis com o intuito de mostrar que o ser humano é um poço de pecados e necessita de aprendizado para se tornar um ser melhor.

Mistério, suspense, quebra-cabeças, jogos psicológicos e drama. São estas as principais características que englobam o enredo de Seven. O filme traz ao elenco os supertalentosos e homões da porra: Morgan Freeman e Brad Pitt como os principais personagens do filme, sendo eles os detetives William Somerset, prestes a se aposentar e o recém-transferido David Mills.

Ambos correm contra o tempo, tentando desvendar a mente de um possível psicopata e evitar que sua próxima vítima seja dilacerada pelas mãos de alguém que a todo momento ora para que seus crimes sejam detidos e que os detetives possam ajudá-lo a não pecar mais.

Um clássico jogo de gato e rato no estilo policial. O que me remete a grande questão… A fé move o homem ou o homem é movido através da fé? Até onde alguém está disposto a ir para que Deus o ouça e o perdoe por seus pecados? E o que é agir em nome de Deus?

Este é um daqueles filmes com final surpreendente e que só quem gosta de um sadismo e uma carnificina vai assistir com água na boca, caso contrário não recomendo colocar pra ver numa dessas reuniões familiares, seus pais podem te achar meio louco(a).

Código de Silêncio

Neste filme o silêncio veste uma brutalidade e se fecha em juramento eterno para o resto da vida. 5 garotos que sonham em entrar para a fraternidade, têm suas vidas e liberdades de escolha corrompidos em forma de lealdade e silêncio.

 Sabe aqueles trotes universitários que acontecem em toda iniciação e que diversas pessoas já morrem em prol de uma causa perdida, porém alimentada pela esperança de reconhecimento e prestígio? Esse filme aqui não é diferente. O foda é que os integrantes da fraternidade sabem da perversidade da qual eles aplicam as passagens aos calouros e mesmo assim eles seguem firme nessa empreitada. O reitor da fraternidade possui uma patente de prestígio dentro da universidade, e está de total acordo com a crueldade que os castigos são impostos aos calouros, permanecendo avidamente em seu voto de silêncio.

Até aonde o sonho de pertencimento pode chegar? Até aonde alguém precisa ir para ter seu nome escrito no hall da fama e ter todas as mulheres aos seus pés? Tradição. Honra. Lealdade. Silêncio.

Torturas, humilhações, fraturas, términos de relacionamento, traumas, feridas, ameaça de sanidade e psicológico totalmente desestruturado.

O silêncio grita, porque a alma implora pela libertação de uma escravidão jamais alforriada.

Cada qual com seu Código de silêncio. E você, até aonde iria pelo seu?

Anúncios

3 comentários em “Filmes da Madrugada

Adicione o seu

  1. Cai no mesmo ‘erro’ de assistir Truque de Mestre em uma madrugada… e o filme me tirou completamente o sono! Ele dá uma animada impressionante.

    O código de silêncio estou anotando aqui pra próxima insônia.

    Curtido por 1 pessoa

Comente sobre isso

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Site hospedado por WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: