Ratona de Biblioteca

Um vinho, uns livros.
Hoje fui visitar a Biblioteca, Monteiro Lobato, que fica localizada no centro de São Paulo, especificamente: Rua. Gal Jardim, 485 – Vila Buarque, São Paulo.

IMG_6664
Imagem retirada da internet

A Biblioteca Infantil Municipal foi criada em 14 de abril de 1936, como parte de um amplo projeto de incentivo à cultura, elaborado por um grupo de intelectuais liderado por Mário de Andrade, então diretor do Departamento Municipal de Cultura. É a mais antiga biblioteca infantil em funcionamento no Brasil e precursora de outras similares, tanto no município como no interior do estado de São Paulo. Em 1955, a biblioteca passou a denominar-se Monteiro Lobato em homenagem ao escritor que tanto encanta crianças, jovens e adultos.

O local traz forte referência as obras do escritor, Monteiro Lobato, além de possuir uma pequena exposição com raridades da trajetória do mesmo.

Este slideshow necessita de JavaScript.

O prédio possui dois andares. No primeiro andar a biblioteca possui o acervo de exposições da trajetória de vida do autor, além de conter um espaço de recreação e leitura infantil aos pequenos. Além do espaço de tratamento da informação, diretoria, bibliografia, documentação, tele centro e gibiteca.

No segundo andar, temos um espaço para consulta e leitura de diversos livros, tanto do Lobato, tantos outros temas variados. Salientando que; a biblioteca traz um acervo significativo de literatura juvenil, que acaba ocupando metade do espaço ‘’consulta’’.

O monumento fica localizado ao lado de uma praça, que contém uma quadra de futebol e um espaço amplo e verde com vários banquinhos para trocar umas ideias literárias ou descolar alguma paquera. Quem sabe?

Por fim, estou eu aqui me derretendo num calor de 30º, com as lentes do óculos embaçada, porém enchendo a bexiga com um vinho barato; QUENTISSIMO.

Fuça daqui. Fuça dali… Acabei sacando das prateleiras os seguintes livros:

LIVRO: A vida de Balzac
AUTOR: Paulo Rónai
EDITORA: Ediouro S.A
ANO: 1995
PÁGINAS: 142

O escritor Honore de Balzac é por excelência um observador dos vícios e virtudes do ser humano, um acurado crítico. O relançamento desta obra, é uma dupla homenagem aos duzentos anos do nascimento do grande romancista francês segundo os saberes de Paulo Ronai.

LIVRO: Otelo
AUTOR: William Shakespeare
EDITORA: LP&M
ANO: 1999
PÁGINAS: 190

O ciúme virou um clássico a partir de Otelo, que é citado sempre como um símbolo do ciúme. Shakespeare (1564-1616) vai fundo ao construir esta tragédia onde explora várias faces da alma humana. O pérfido Iago, através de intrigas sutis conduz Otelo ao ciúme infernal e enlouquecedor. O bravo mouro, veterano de terríveis batalhas e representante militar do reino de Veneza, capitula diante do mais mesquinho sentimento de ciúme em relação a bela Desdêmona… Juntamente com Macbeth, Hamlet, Romeu e Julieta e O Rei Lear, esta é uma das obras-primas de William Shakespeare.

LIVRO: Integração Relacional : Anjos Caídos
AUTOR: Içami Tiba
EDITORA: Gente
ANO: 1999
PÁGINAS: 276

Nesta obra, o autor não só orienta sobre como prevenir o uso de drogas, identificar um filho usuário ou abordá-lo para iniciar tratamento. O autor faz com que adultos entendam o universo dos adolescentes, identificando e conhecendo as razões que levam seus filhos às drogas. Álcool, cigarro, inalantes e solventes, maconha, tranquilizantes, anfetaminas, cocaína, crack, merla, alucinógenos, esteroides e anabolizantes, sedativos e indutores do sono, heroína e morfina têm seus sintomas, usos e tratamentos explicados, um a um, em detalhes.

 

No momento que este post é postado estou lindamente com minha companheira degustando dos frutos dos meus recém-completados 26 anos, na praia do Gonzaga em Santos. Mas, mesmo estando curtindo um lazer e fazendo um top less, não deixo de ler alguma coisa e principalmente compartilhar com vocês essas obras que me deliciei durante a semana.

Espero que na cidade de vocês estejam um sol de lascar, porque aqui a previsão é de chuva.

Anúncios

2 comentários em “Ratona de Biblioteca

Adicione o seu

Comente sobre isso

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Site hospedado por WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: